Na sequência da criação do Clube Empresarial da Gorongosa em 2014, realizou-se em Maputo no dia 26 de Outubro, a 2ª Gala Anual da Gorongosa (cont. do "post" anterior). O evento abriu com um forte rugido de leão, numa sala completamente às escuras e repleta de convidados, o que provocou uma forte emoção.
Mingas e a sua banda deleitaram a assistência com a canção "Rwadna" que se refere à degradação da natureza causada pela ganância do homem.
Em seguida Ângela Chin convidou o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, para o discurso inaugural da Gala.
Ministro Celso Correia
Ângela Chin
Chegou então o momento de "prestar contas" aos membros do Clube Empresarial da Gorongosa: o Administrador Mateus Mutemba mostrou como as contribuições financeiras dos 20 membros do Clube (que representam 9% do orçamento anual do Projecto de Restauração da Gorongosa) estão a ser aplicadas e referiu os destaques do ano de 2015.
Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa.
Precisamente um dos destaques foi o facto de que dois dos nossos colegas da Fiscalização, Rui Branco e Alfredo Matavele, obtiveram a licença de aviador, tendo as respectivas insígnias sido colocadas pelo Presidente do Instituto de Aviação Civil, Comandante João Abreu.
O Presidente do Instituto de Aviação Civil, Comandante João Abreu, coloca em Rui Branco a insígnia de piloto aviador.
O Presidente do Instituto de Aviação Civil, Comandante João Abreu, felicita Alfredo Matavele pela recém-colocada insígnia de piloto aviador.
Subiram então ao palco os Directores do PNG, Pedro Muagura (Conservação), Elizabeth Roque (Relações Comunitárias), Marc Stalmans (Serviços Científicos) e Mike Marchington (Operações e Infra-estruturas) que agradeceram em nome dos respectivos departamentos, a ajuda que têm vido a receber do Clube Empresarial da Gorongosa.
Da esq. para a dir.: os Directores do PNG, Pedro Muagura (Conservação), Mike Marchington (Operações e Infra-estruturas), Marc Stalmans (Serviços Científicos) e Elizabeth Roque (Relações Comunitárias), observados por Mateus Mutemba (Administrador do PNG), agradeceram em nome dos respectivos departamentos, a ajuda que têm vido a receber do Clube Empresarial da Gorongosa.
Novo momento cultural: a locutora Lídia Simango (em Português) e o escritor Dany Wambire (em Chi-Sena) recrearam à volta de uma fogueira "virtual" um dos Contos (tradicionais) da Gorongosa, obra recolhida e transcrita pelo nosso colega Domingos Muala.
A locutora Lídia Simango (em Português) e o escritor Dany Wambire (em Chi-Sena) recrearam à volta de uma fogueira "virtual" um dos Contos (tradicionais) da Gorongosa, obra recolhida e transcrita pelo nosso colega Domingos Muala.
Depois foi a vez de Violeta Mbilane e Horácio Guimba, interpretarem o prefácio escrito por Mia Couto para o livro "Uma Janela para a Eternidade" do Prof. Edward O. Wilson.
Enoque Jerónimo, do Grupo Soico, em representação dos membros do Clube Empresarial da Gorongosa, explicou porque é tão importante apoiar o Projecto de Restauração da Gorongosa.
Nota: todos os momentos acima descritos tiveram como separadores belíssimos vídeos de curta duração, legendados em Português, extraídos da nova série de seis episódios sobre a Gorongosa, que a PBS e a Nat Geo Wild estão a divulgar por todo o mundo.
A primeira parte do evento fechou com mais uma actuação de Mingas e da sua banda, desta vez com a canção "Nengele", um hino à chuva e às suas benesses: alimentação do curso dos rios e a produção de alimentos agrícolas.
(continua em próximo "post”)