terça-feira, 11 de agosto de 2015

46 - FALECIMENTO DE UM GRANDE AMIGO DA GORONGOSA




COMUNICADO 
DO NÚCLEO COORDENADOR DO GAG



MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA SERRAS PIRES
 PELO FALECIMENTO DO SEU DECANO ADELINO

Em nosso nome pessoal, e no dos restantes membros do Núcleo Coordenador deste Grupo, todos amigos e alguns antigos companheiros de trabalho do saudoso  Adelino, é com profundo pesar que apresentamos à querida amiga Fiona e a todos  os restantes  membros da Família Serras Pires, o nosso mais profundo pesar pela “partida” do grande Homem, do grande Profissional e do grande Amigo.
O momento de consternação e de grande tristeza que estamos todos a viver obriga-nos a meditar na enorme dimensão desta perda, pois o Adelino foi das pessoas que mais lutou pela conservação da vida bravia, foi pioneiro da indústria dos safaris em Moçambique, a sua querida terra que adoptou desde tenra idade e a ela se dedicou de alma e coração como poucos o fizeram. E foi, também, um dos maiores Amigos da Gorongosa, cujo Parque ajudou a crescer e a divulgar, canalizando através das empresas a que esteve ligado – Agência de Turismo da Beira e Sociedade de Safaris de Moçambique (SAFRIQUE)- , muitos milhares de turistas ao longo de mais de três décadas, destacando-se entre eles uma plêiade de personalidades de relevo internacional, como astronautas, banqueiros, políticos, artistas de cinema, empresários, etc., etc.
Homem de talento invulgar, dotado de exemplar educação e de uma cultura geral invejável,   foi um dos grandes e mais destacados  profissionais da época de ouro dos safaris em Moçambique, que todos tinham como referência. Irradiava simpatia e por isso cativava amizades em todos que recebia e acompanhava.
A paixão por Moçambique, pelas suas gentes e pela fauna bravia,  foi já uma herança de seu saudoso pai, criador de um vasto império comercial e agrícola na região de Tete e Manica e Sofala, com epicentro em Guro, onde está sepultado. Tais virtudes tornaram o Adelino um defensor nato da Natureza e um acérrimo adepto de uma independência do país na base de igualdade de direitos, sem distinção de raças, religiões ou facções políticas.
Lutador como era, deu a cara por esses ideais e isso lhe causou grandes dissabores numa fase em que imperou o radicalismo dos governantes do pós independência que perseguiram, maltrataram e expulsaram   quem não concordava com a linha marxista, leninista e maoista, então imposta no país. O Adelino foi uma dessas vítimas. Felizmente  que ele deixou  para a posteridade o relato das odisseias que viveu e uma descrição da organização turística que na época foi considerada a maior e mais bem estruturada de todo o continente africano – a SAFRIQUE. 
Referimo-nos ao livro “Ventos de Destruição”, que é o repositório das suas memórias e tem a chancela da consagrada escritora e sua querida companheira, Fiona Capstick. 




As gerações futuras poderão, assim, conhecer a história do  Homem que em vida foi um exemplo na defesa de causas justas que cada vez mais preocupam a humanidade, como é o caso da protecção da Natureza, em geral,  e da fauna bravia, em particular,  num país que ao tempo se orgulhava de possuir uma das maiores representações de animais comuns  do continente africano.

Por tudo isto e pela amizade que granjeamos e cultivamos ao longo de mais de 5 décadas, o Adelino estará sempre nos nossos corações e será e continuará a ser o paradigma de uma classe que dignificou e honrou o nosso país que nas décadas de 60 e 70 foi cimeiro do turismo cinegético em África.

 O Grupo de Amigos da Gorongosa, desde a sua criação, em 2007 contou sempre com a amizade do Adelino, que a partir de então é seu membro, tendo a partir de 12 de Maio do corrente ano passado a ser nosso “Membro de Honra”. Esta distinção foi-lhe conferida por unanimidade dos membros do Núcleo Coordenador, que pela primeira vez distinguiram personagens que colaboraram de maneira exemplar no desenvolvimento e divulgação do Parque Nacional da Gorongosa. O Adelino foi colocado em nº 1 de uma lista de 20 antigos e actuais funcionários e colaboradores do mesmo Parque, devendo os primeiros 6 ser homenageados em cerimónia especial integrada na Gala do 10º aniversário do GAG, a realizar em Lisboa dia 5 de Março de 2016.

Dado o estado de saúde do Adelino, nos últimos dois meses, o NC resolveu apressar a execução dos símbolos - Diploma e Troféu - desta homenagem e  enviamos-lhe fotos dos mesmos. Ao mesmo tempo divulgamos-lhe a  decisão da escolha e colocação do seu nome em primeiro lugar da lista, atitude esta que, segundo nos transmitiu a Fiona, recebeu com muito agrado e emoção. Todavia, em face da regressão da sua saúde e em acordo com a Fiona, decidimos, nos últimos dias, enviar-lhe esses símbolos, estando isso previsto para o dia de ontem. Infelizmente, já não pudemos concretizar  este desejo.

No dia da Gala o Adelino será recordado como merece e serão entregues à Fiona, sua querida e fiel companheira, a quem, neste momento difícil que atravessa, endereçamos os nossos abraços, com a eterna  solidariedade e profunda amizade que há muito nos une.

O querido amigo Adelino, que acaba de chegar “ao fim da picada”, que ele vinha profetizando nos últimos quinze anos e até escreveu no final do seu “Ventos de Destruição”, será sempre recordado com muita saudade por todos  nós. Jamais esqueceremos a sua amizade e o que nos ensinou para trilharmos  os caminhos certos  naquele rincão de África que tanto amava!

Fica o nosso:  ADEUS ADELINO! PARTES FISICAMENTE MAS FICAS SEMPRE PRESENTE ENTRE NÓS.

Lisboa, 11 de Agosto de 2015
Celestino Gonçalves
José Canelas de Sousa
(Membros do Núcleo Coordenador do GAG)


ANEXOS

                               1 - FOTO DO DIPLOMA DE MEMBRO DE HONRA DO GAG 
                                                                  ATRIBUIDO AO ADELINO



                                     2- FOTO DO TROFÉU DE MEMBRO DE HONRA


2 comentários:

  1. Sinto muito a perda deste amigo.
    Sentidas condolências à família e amigos, pela perda de um Homem integro, que sempre lutou por aquilo que considerava ser justo e certo, por cima de ameaças e do politicamente correto.
    Bem Hajas Adelino !

    ResponderEliminar
  2. Lamento profundamente esta perda. As minhas condolências sinceras à Família de Adelino Serras Pires.

    ResponderEliminar