domingo, 30 de novembro de 2014

20 - 1ª GALA ANUAL DA GORONGOSA







Como vinha sendo anunciado, sobretudo na comunicação social de Moçambique, realizou-se na passada 5ª feira, dia 27, a 1ª Gala da Gorongosa, promovida pelo Clube de Empresários da Gorongosa, uma organização de recente criação e que envolve algumas das maiores empresas (nacionais e estrangeiras) do país.
Esta Gala teve a presença de 180 convidados, entre eles os ministros do Turismo, Carvalho Muária e da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, e também o embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte. 

O  evento  realizou-se nas belas instalações do Hotel Indy Village, em Maputo, pertencente ao grupo Visabeira, que também é concessionário do acampamento de Chitengo, no Parque Nacional  da Gorongosa.
A organização das cerimónias e do jantar foi extremamente cuidada e muito profissionalizada. O salão muito bem decorado, com predominância de palmeiras a condizer com o ambiente da Gorongosa. As mesas primaram também pela excelente apresentação, destacando-se os cartazes de animais do Parque e esculturas de espécies comuns no mesmo, feitas em madeira por artistas moçambicanos.

A  ementa do jantar constou de uma variada gama de pratos da tradição moçambicana, e outros, em  serviço de buffet chamado de "Buffet Gorongosa", que rivalizou com os melhores servidos em hoteis de cinco estrelas portugueses.
Das  cerimónias ali decorridas, destaco  a intervenção do administrador do Parque, Dr.Mateus Mutemba, que já nos habituou, noutras ocasões, a discuros de elevado rigor de conhecimentos sobre a conservação e ao seu talento de orador. Na sua segunda intervenção, quando apresentou um dos vários " Herois da Conservação da Gorongosa" premiados nesta Gala, fê-lo de uma forma que levou à emoção todos os presentes e foi interrompido várias vezes com salvas de palmas.
Gostei também de outras intervenções, nomeadamente a do ministro do Turismo que entre outras abordagens enalteceu o trabalho até agora desenvolvido no Parque pela sua administração, dirigida pelo Dr. Mateus Mutemba, e pelo Projecto de Restauração da Gorongosa  co-dirigido pelo referido filantropo, louvando também a acção dos cientistas, técnicos e trabalhadores que ali prestam
serviço.  Feliciou aqueles que receberam o prémio de "Herois da Conservação da Gorongosa" e fez um elogio  especial ao Dr. Baldeu Chande, que foi o primeiro tecnico dos Serviços da Fauna a inciar, em 1994, a recuperação do Parque da Gorongosa.

Em nome do Núcleo Coordenador do Grupo de Amigos da Gorongosa (GAG), felicito os responsáveis pela organização desta Gala, assim como todos os premiados no decorrer das cerimónias da mesma.

O GAG congratula-se com a criação do Clube de Empresários da Gorongosa, ciente que é uma mais valia para o Parque, tanto na sua recuperação e desenvolvimento, como na sua divulgação a nível nacional e internacional.

Maputo, 29 de Novembro de 2014 


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA




Aspecto parcial da Gala



O Ministro do Turismo, Carvalho Muária, no uso da palavra quando fazia o elogio
do "Heroi da Conservação da Gorongosa", Dr. Baldeu Chande


Um dos momentos altos das cerimónias da Gala -  o elogio do Ministro do Turismo ao Dr. Baldeu Chande, 
distinguido com o prémio de "Heroi da Conservação da Gorongosa" 


O antigo Ministro do Turismo e actual Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, 
quando apresentava o antigo Ministro das Obras Públicas e Transportes, António Branco e elogiava a sua dedicação à causa da conservação da fauna  





O Dr. Mateus Mutemba apresentando um dos "Herois da Conservação da Gorongosa"


Dr. Bartolomeu Soto, destacado  dirigente da Fauna, no uso da palavra



Greg Carr apresentando um dos premiados, o Dr. Ricardo Guta




Dr. Ricardo Guta durante os agradecimentos


Stella Mendonça, cantora lírica moçambicana, que participou na apresentação da Gala e no momento musical


Momento musical muito aplaudido




Um dos "Herois da Conservação da Gorongosa"




Baldeu Chande (no centro) com dois outros Herois premiados na Gala




Foto da família Gorongosense




Casal Gonçalves com o conceituado músico e cantor português, Rui Veloso, 
 presentes na Gala


Casal Gonçalves e filha, Paula



Dr. Bartolomeu Soto e Celestino Gonçalves com o Heroi premiado, Baldeu Chande


Com o simpático Engº Pedro Mungura, heroi do reflorestamento da Serra da Gorongosa



Maputo, 30 de Nobembro de 2014

Celestino Gonçalves


Sem comentários:

Enviar um comentário