quinta-feira, 16 de agosto de 2018

81 - Os Fiscais do Parque Nacional da Gorongosa



Na Linha da Frente: Os Fiscais do Parque Nacional da Gorongosa

Na Linha da Frente - TeaserNa Linha da Frente: Os Fiscais do Parque Nacional da Gorongosa

Proteger as belas áreas de conservação de Moçambique requer coragem, capacidade e paixão. No Parque Nacional da Gorongosa, um grupo de homens e mulheres suportaram treinos difíceis para tentar realizar o sonho de se tornarem Fiscais. 
 
Neste documentário de longa-metragem de 80 minutos, contamos a história inspiradora de Fiscais que são escolhidos para usar orgulhosamente o uniforme.
 
No Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, uma equipa de 260 Fiscais está "na linha de frente" para proteger esta bela área de conservação de uma série de ameaças como a caça furtiva e a extracção ilegal de madeira.
 
Mas a Gorongosa tem quatrocentos mil hectares - os Fiscais precisam urgentemente de reforços. Centenas de candidatos das comunidades locais tentam ultrapassar os intensos testes físicos e mentais necessários para se tornarem um Fiscal da Gorongosa, incluindo pela primeira vez candidatas do sexo feminino.
 
700 candidatos tentam passar nos intensos testes mentais e físicos necessários para se tornarem num Fiscal da Gorongosa. E, pela primeira vez na história do Parque, as mulheres puderam inscrever-se. Mas elas não receberão nenhum tratamento preferencial e terão de suportar as árduas provas de selecção durante 60 dias, tal como os homens, para estarem em forma e preparadas para o trabalho que está por vir.
 
Vice-Ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celmira da Silva, com os Fiscais Premiados
 
Sobre a Estreia do Filme:
O filme é uma história inspiradora, com uma mensagem poderosa sobre como proteger os parques e reservas nacionais únicos e belos de Moçambique.
 
Será uma importante ferramenta de consciencialização, tanto para o público em geral quanto, principalmente, para os que tomam decisões ao mais alto nível do país. Esperamos assim que este filme contribua para que o Governo de Moçambique continue a fazer da conservação uma das grandes prioridades nacionais.
 
A estreia mundial do filme teve lugar em Maputo, no dia 31 de Julho, pelas 17h no Centro de Conferências Joaquim Chissano.
 
Neste mesmo local, a partir das 14h, foi aberta uma Exposição de Fotografias alusivas ao Dia do Mundial do Fiscal e iniciou-se um leilão silencioso do Trono criado pelo artista Gonçalo Mabunda a partir das armadilhas capturadas pelos Fiscais da Gorongosa.
 
A partir das 15h houve uma entrega de prémios e diplomas aos melhores Fiscais de todas as Áreas de Conservação de Moçambique pela Vice-Ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celmira da Silva, que em seguida discursou.
 
Neste evento estiveram também presentes membros do Governo, e das comunidades empresarial e diplomática, que assim homenagearam o trabalho dos Fiscais de Moçambique.
 
Como forma de comemorar o Dia Mundial do Fiscal, a TVM e a STV transmitiram vídeos promocionais alusivos ao dia e a TVM transmitiu o próprio filme a partir das 21h.
 
Objectivos do Filme:
 
- Aumentar o perfil dos Fiscais em Moçambique e aumentar a consciencialização sobre a necessidade de treinar e equipar os Fiscais como parte de uma estratégia mais robusta de aplicação da Lei nas Áreas de Conservação de Moçambique;
 
- Utilizar o filme como um veículo para gerar consciencialização e apoio dos Fiscais em Moçambique (e noutros países). Bem seleccionados, bem equipados, com salário adequado; - Divulgar entre os Moçambicanos os desafios da fauna bravia, da conservação e do meio ambiente. Este será um momento importante para a solidariedade e um apelo por um apoio renovado para a protecção das Áreas de Conservação de Moçambique. Ficará demonstrada a necessidade de expandir a força nacional de Fiscais.
 
 
Resultados do aumento do número de Fiscais:
 
A nova estratégia na aplicação da lei e o aumento do número de Fiscais resultaram em patrulhas bem-sucedidas. Em 3 anos e num total de 2.640 patrulhas: 
 
- foram removidas e destruídas 18.306 armadilhas de cabos de aço; 
- foram removidas e destruídas 644 armadilhas de mandíbula de aço; 
- foram apreendidas 79 armas de fogo, incluindo AK-47s.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário