sexta-feira, 11 de setembro de 2015

49 - NOVA PARCERIA NO ÂMBITO DO CLUBE EMPRESARIAL DA GORONGOSA



RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO

 Parque da Gorongosa alarga leque de parceiros



PNG_STANDARBANKMAIS um parceiro juntou-se ao Clube Empresarial da Gorongosa, uma iniciativa que tem como objectivo apoiar os esforços de restauração do Parque Nacional de Gorongosa.
Trata-se do Standard Bank, que ontem assinou um acordo de parceria com o Parque de Gorongosa, ao abrigo do qual a unidade bancária se compromete a trabalhar no projecto de gestão do santuário de fauna bravia, ajudando na preservação da população da sub-espécie da zebra, a “crawshayi”.
Com efeito, a coberto deste acordo, aquele banco vai apoiar nos próximos cinco anos o parque com equipamento de comunicação, material veterinário, entre outros instrumentos de trabalho  que irão apoiar as equipas de investigação nos seus esforços de restaurar no santuário de fauna bravia aquela sub-espécie da zebra.
O Administrador do Parque Nacional de Gorongosa, Mateus Muthemba, congratulou na ocasião a escolha do Standard Bank de se associar aos esforços de restaurar, sendo que contará também  com o envolvimento do Governo e outros parceiros nacionais e internacionais.

Salientou que o banco está a fazer diferença, uma vez que optou por se juntar a este programa de gestão do santuário de fauna bravia, lugar que acomoda parte das zebras existentes no parque, para além de apoiar, de forma mais específica, o programa de recuperação da população daqueles herbívoros.
As zebras de Gorongosa, que são uma espécie carismática e importante para o turismo e pelo papel que desempenham no ecossistema do parque, estão seriamente ameaçadas de extinção.
Por seu turno, o Administrador-Delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, explicou ser uma honra que a sua instituição integre o Clube Empresarial de Gorongosa, sublinhando que com esta acção eles também passarão a fazer parte daquelas entidades que desenvolvem esforços para preservar e conservar um dos mais emblemáticos parques de África e do mundo.
O Parque Nacional de Gorongosa é o mais conhecido parque nacional de fauna bravia de Moçambique e situa-se no extremo Sul do Grande Vale do Rift Africano.
É o lar de alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente diversos do Continente Africano. Os seus limites abrangem as grutas e desfiladeiros profundos do Planalto de Cheringoma, as vastas savanas do Vale do Rift e a preciosa floresta tropical húmida da Serra da Gorongosa.
No entanto, os ecossistemas foram profundamente afectados durante o conflito armado havido em Moçambique. Depois da guerra em 1993-1996, os caçadores furtivos incrementaram a destruição e  grandes populações de animais do parque foram reduzidas em mais de 90 por cento.
Em 2005 a Fundação Carr, uma organização dos Estados Unidos e sem fins lucrativos, fundada pelo filantropo americano e conservacionista Greg Carr, juntou-se ao Governo no âmbito de um memorando de entendimento que visa restaurar o Parque Nacional de Gorongosa. A parceria conhecida como “Gorongosa Restoration Project”, é um dos mais ambiciosos esforços de restauração jamais tentado.
O acordo promove o duplo objectivo de restauração do ecossistemas e melhoria do desenvolvimento humano para as comunidades locais.
Até agora o projecto permitiu a reabilitação de equipas anti caça-furtiva, reconstruiu infra-estruturas do parque, realizou monitorização biológica, reintroduziu herbívoros (zebras, bois-cavalos, búfalos, elefantes), hipopótamos, entre outros animais.
Construiu ainda infra-estruturas sociais para as comunidades vizinhas, centros de educação e investigação científica, bem como estabeleceu programas de agricultura e de saúde em colaboração com os Governos distritais vizinhos do parque.
No ano 2010 o Governo expandiu os limites do parque para incluir a Serra da Gorongosa  a uma zona tampão de 3.300 quilómetros quadrados em torno do parque.
NOTÍCIAS – 04.09.2015

04 Setembro 2015
O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), representado pelo seu Administrador Mateus Mutemba, assinou no dia 3 de Setembro na cidade de Maputo um acordo de parceria com o Standard Bank, representado pelo seu Administrador Delegado, Chuma Nwokocha. Este acordo de parceria foi assinado no âmbito do Clube Empresarial da Gorongosa, uma iniciativa que pretende encorajar e envolver a comunidade empresarial moçambicana, ou a operar em Moçambique no nobre esforço de restaurar um dos Parques mais emblemáticos em África e no mundo. O Clube Empresarial da Gorongosa foi criado em Novembro do ano 2014 e conta já com a adesão de 20 entidades.

MOU_8154 copy.JPGDa esq. para a dir.: Mateus Mutemba (PNG) e Chuma Nwokocha (Standard Bank)

No decorrer do acto o Administrador Mutemba comentou: "É com enorme prazer que registamos a adesão do Standard Bank ao Clube Empresarial da Gorongosa. Honra-nos esta parceria com o Standard Bank, um Banco com 121 anos de História em Moçambique, que escolheu deste modo associar-se ao esforço em curso com o envolvimento do nosso Governo e de parceiros nacionais e internacionais visando a restauração do Parque Nacional da Gorongosa, nosso Parque de Bandeira e um dos mais destacados patrimónios naturais do nosso país”. Salientou que “o Standard Bank faz a diferença ao juntar-se a este programa de gestão do santuário de fauna bravia, lugar que acomoda parte das Zebras existentes no Parque. O Standard Bank apoia de forma mais específica o programa de recuperação da população da Zebra no PNG, uma espécie carismática e importante sob os pontos de vista do turismo e papel no ecossistema do Parque que está ameaçada de extinção no PNG”.

Por parte do Standard Bank, o Administrador Delegado, Chuma Nwokocha, afirmou que “decidiu abraçar esta iniciativa, unindo os seus recursos aos do governo e demais instituições nacionais e estrangeiras, por reconhecer que o Parque é um dos mais valiosos patrimónios nacionais e que, mais do que ser rentável e retribuir aos accionistas, o banco deve ser socialmente responsável e contribuir para o bem-estar das comunidades onde está inserido.” Referiu, mais adiante, a razão de o Standard Bank ter privilegiado o Projecto de Gestão do Santuário de Fauna Bravia, e muito especificamente a restauração no PNG da população da Zebra da sub-espécie crawshayi.

IMG_0848 L.jpg

 “O Standard Bank tem em vista contribuir, entre outros aspectos, para a formação específica e apetrechamento avançado de fiscais afectos ao santuário, nomeadamente com equipamentos de comunicação e rastreio, bem como aquisição de materiais, equipamentos, meios de diagnóstico e medicamentos veterinários para tratamento e imobilização das zebras, de forma a garantir a sua continuidade, visto tratar-se de uma espécie rara só existente em Moçambique”.
publicado por Parque Nacional da Gorongosa às 07:34

Sem comentários:

Enviar um comentário