quarta-feira, 24 de junho de 2015

43 - IMPORTANTE ACORDO DO PNG NA ÁREA DA INVESTIGAÇÃO






COMUNICADO DE IMPRENSA PARA DISTRIBUIÇÃO IMEDIATA


 O “Howard Hughes Medical Institute” 
anuncia apoio à educação científica no Parque Nacional da Gorongosa 

Segunda-feira, 22 de Junho de 2015

 O “Howard Hughes Medical Institute” (HHMI) anunciou um apoio para os próximos cinco anos no montante de $2,3 milhões de dólares para actividades educativas e para o desenvolvimento de infra-estruturas do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique. 

O programa será levado a cabo pelo Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG), uma organização Americana de carácter filantrópico que nos últimos dez anos tem desenvolvido um esforço extraordinário para restaurar o Parque Nacional da Gorongosa. O PRG tem estado na linha da frente no combate à perda de biodiversidade – um dos temas mais importantes do ponto de vista biológico e ambiental do mundo actual. 

A USAID é um doador e assessor do PRG e o Embaixador dos EUA, Douglas Griffiths, afirmou: “A Gorongosa é um lugar mágico, não apenas enquanto reservatório de biodiversidade, mas também pela confluência de cientistas, ambientalistas e especialistas em desenvolvimento, que trabalham para compreender e melhorar o nível de vida das pessoas que vivem em torno do Parque. Estamos muito satisfeitos que o “Howard Hughes Medical Institute” se esteja a associar a uma das mais produtivas parcerias público-privadas do mundo para a área da conservação. Este apoio irá inspirar uma nova geração de Moçambicanos e cientistas internacionais para explorar os mistérios da vida no nosso planeta.

” O Parque Nacional da Gorongosa e a sua zona tampão abrange cerca de 10.000 quilómetros quadrados no Grande Vale do Rift Africano no centro de Moçambique. Moçambique alcançou a independência de Portugal em 1975, mas a guerra civil que se seguiu teve consequências pesadas para o país e para a Gorongosa. Em 2008, o governo de Moçambique assinou uma parceria público-privada por 20 anos com o PRG, uma organização sem fins lucrativos criada pela Fundação Carr.

 "Os jovens Moçambicanos estão desejosos de estudar ciências da conservação e este apoio da HHMI irá tornar possível a formação de uma geração de Moçambicanos em diversas disciplinas, que depois irão gerir a Gorongosa e outros parques nacionais e reservas em todo o país.", disse Mateus Mutemba, Administrador do PNG. “Este apoio do HHMI será também utilizado para melhorar as capacidades literárias básicas de membros do pessoal do Parque vindos das comunidades vizinhas, bem como na formação de futuros líderes de conservação.


” Douglas Griffiths, Embaixador dos EUA em Moçambique, Sean Carroll, Vice-Presidente para a Educação Científica, HHMI, Mateus Mutemba, Administrador do Parque Nacional da Gorongosa e Greg Carr, Presidente do "Gorongosa Restoration Project".

Durante os últimos dez anos, o PRG tem apoiado os agricultores locais, construiu postos de saúde e escolas, reconstruiu infra-estruturas do Parque, contratou e treinou fiscais, reintroduziu diversas espécies animais no ecossistema e restabeleceu a indústria do turismo na Gorongosa. Em 2014, o PRG comemorou mais um marco significativo com a inauguração do Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson, o qual está comprometido em aumentar quer a investigação no Parque quer o ensino científico a estudantes Moçambicanos.

 O apoio do HHMI será usado para apoiar funcionários do PNG, novos programas educacionais e infra-estruturas de salas de aula no Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson no Parque. O financiamento terá início em Julho de 2015. 

“O HHMI irá ajudar a construir a capacidade científica vital para a gestão dos extensos recursos de biodiversidade do Parque e de Moçambique", disse Sean B. Carroll, PhD., Vice-Presidente para a Educação Científica no HHMI.

 "O Parque Nacional da Gorongosa é uma das jóias da coroa de África, e também é igualmente importante como um destino para o ensino da ciência. Esta formação irá desenvolver a capacidade científica em Moçambique, e irá pagar dividendos a longo prazo, através da preservação da biodiversidade e da ajuda à administração do vasto sistema de parques e reservas nacionais deste país."


   *   *   *   *   *

 “Howard Hughes Medical Institute” 

O “Howard Hughes Medical Institute” desempenha um papel de relevo no avanço da investigação e da educação científica nos Estados Unidos. Os seus cientistas, espalhados pelo país e por todo o mundo, fizeram descobertas importantes que promovem a saúde humana e a nossa compreensão fundamental da biologia. O HHMI também tem como objectivo transformar a educação científica num esforço criativo e interdisciplinar que reflicta a emoção da investigação feita com profundidade. www.hhmi.org 

O Projecto de Restauração da Gorongosa integra quer a conservação quer o desenvolvimento humano com a noção de que um ecossistema saudável irá beneficiar os seres humanos, os quais por seu turno ficarão motivados para apoiar os objectivos do Parque Nacional da Gorongosa. 

###
 Se desejar receber mais informações sobre este assunto, ou se pretender marcar uma entrevista com as pessoas envolvidas no projecto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 822970010 ou envie email para vasco@gorongosa.net. 

Para informações de carácter genérico, por favor consulte www.gorongosa.org

(Fim de citação)


NOSSO COMENTÁRIO
O Grupo de Amigos da Gorongosa regozija-se com esta notícia acabada de receber do director de comunicação do PNG, Dr. Vasco Galante e felicita os responsáveis da Administração do Parque e  do Projecto de Restauração da Gorongosa, respectivamente, Dr. Mateus Mutemba e Greg Carr, pelo importante acordo de parceria na área da investigação que muito contribuirá para o desenvolvimento deste ramo  já em franco progresso no Parque com a criação do Laboratório de Biodiversidade E.
O. Wilson.

Lisboa, 23 de Junho de 2015

Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)


Sem comentários:

Enviar um comentário