quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

36 - COOPERAÇÃO PORTUGUESA ENTRA NO CLUBE EMPRESARIAL DA GORONGOSA




COMUNICADO DE IMPRENSA PARA DISTRIBUIÇÃO IMEDIATA

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e a Embaixada de Portugal – Cooperação Portuguesa assinaram recentemente, na cidade de Maputo, um acordo de parceria, no âmbito do recém-criado Clube Empresarial da Gorongosa, uma iniciativa que pretende encorajar e envolver a comunidade empresarial moçambicana no nobre esforço de restaurar um dos Parques mais emblemáticos em África e no mundo.
 Ao abrigo deste acordo, a Embaixada de Portugal – Cooperação Portuguesa vai apoiar as actividades do Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson do Parque Nacional da Gorongosa.



 Na sua intervenção o Embaixador de Portugal, José Augusto Duarte, destacou a relevância do PNG para Moçambique, e os dividendos que podem advir de uma exploração turística adequada do mesmo
realçando os empregos que cria e o desenvolvimento que gera nas comunidades que habitam perto do Parque. Salientou ainda o papel do PNG para o mundo pela enorme biodiversidade que congrega e pelo trabalho que será possível realizar através do Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson contribuindo para o conhecimento da espécie humana e animal. José Augusto Duarte,



Embaixador de Portugal, no uso da palavra (da esq. para a dir.: Mateus Mutemba, Administrador do PNG, José Augusto Duarte e Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”)

 O Embaixador de Portugal sublinhou ainda que o apoio actual ao PNG consiste numa relação de continuidade que já vem desde 2007, quando a Cooperação Portuguesa apoiou o Centro Comunitário de Educação, bem como mais recentemente com a atribuição de uma bolsa de estudo para ensino superior em Portugal a uma funcionária do PNG. Tanto Mateus Mutemba, Administrador do PNG, como Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”, agradeceram o apoio prestado pelo Estado Português ao PNG, destacando a relevância desse envolvimento para o sucesso da conservação e da preservação da biodiversidade no Parque e do desenvolvimento das comunidades vizinhas.



Entrega da documentação do Clube Empresarial da Gorongosa (da esq. para a dir.: Mateus Mutemba, Administrador do PNG, José Augusto Duarte, Embaixador de Portugal, e Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”)

O Administrador do PNG salientou ainda que Laboratório de Biodiversidade consiste num importante centro de actividades científicas e educacionais e foi criado com o objectivo de oferecer oportunidades de investigação e formação em áreas relacionadas com a biodiversidade para estudantes, conservacionistas e investigadores em Moçambique, permitindo também explorar, documentar e proteger a biodiversidade do PNG.

 Considerado pelos especialistas como sendo ecologicamente o  parque mais diversificado do mundo, incluindo diversas espécies únicas, o novo Laboratório posiciona o PNG para se tornar num ponto central de investigação científica na África Austral. O Laboratório irá coordenar uma ampla gama de projectos de investigação exploratória biológica e projetos de restauração que vão desde o acompanhamento dos bandos de leões e manadas de elefantes, à medição da eficácia do esforço de reflorestação na Serra da Gorongosa, catalogação e armazenamento das amostras obtidas nas investigações científicas anuais, bem como providenciar formação à próxima geração de cientistas moçambicanos no PNG, com possibilidade de lhes proporcionar experiências em universidades estrangeiras de modo a tirarem diplomas avançados.

 ###

 Se desejar receber mais informações sobre este assunto, ou se pretender marcar uma entrevista com as pessoas envolvidas no projecto, por favor ligue para Vasco Galante através de +258 822970010 ou envie email para vasco@gorongosa.net. Para informações de carácter genérico, por favor consulte www.gorongosa.org

(Fim de citação)



NOSSO COMENTÁRIO

O presente Comunicado revela-nos um importante passo dado entre o Clube Empresarial da Gorongosa e a Embaixada de Portugal - Cooperação Portuguesa, já que vem concretizar e tornar mais sólida a participação de Portugal na restauração do Parque Nacional da Gorongosa, que em certa medida vem sendo efectuada há vários anos com investimentos  nas áreas da educação comunitária, formação de técnicos e investigação. 

Pelo facto, o Grupo de Amigos da Gorongosa felicita  as partes envolvidas neste acordo de parceria, nomeadamente o nosso Embaixador em Moçambique, Dr. José Augusto Duarte, o Dr. Mateus Mutemba, Administrador do PNG e Greg Carr, do Comité de Supervisão do Projecto de Restauração da Gorongosa.
Lisboa, 11 de Fevereiro de 2015

Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)





Sem comentários:

Enviar um comentário