quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

9 - A AVENTURA DE CATARINA FURTADO NA GORONGOSA




Catarina  Furtado, a simpática estrela da TV, que dispensa apresentações visto que  há muitos anos entra nas nossas casas através do pequeno ecrã protagonizando os mais variados papeis, esteve no passado fim de semana em Coimbra para participar nos eventos  (ver post anterior)  que ali decorreram relativamente à Gorongosa, nomeadamente:

"Dia Aberto à Gorongosa",  cerimónia patrocinada pela Universidade de Coimbra, a propósito da assinatura de um acordo de cooperação entre a UC e o PNG.

-  Abertura da exposição "Gorongosa - Uma História com Futuro", realizada no Coimbra Shopping e patrocinada pelo Grupo Sonae.

- Almoço-convívio do Grupo de Amigos da Gorongosa,  onde apresentou este seu filme-comentário, que foi  rodado recentemente no Parque Nacional da Gorongosa e que foi exibido em ante-estreia no final deste almoço.

O filme-comentário está descrito na comunicação que a RTP distribuiu no dia  17 último e que aqui transcrevemos na íntegra. Chamamos a atenção para a Nota final deste comunicado que indica a estreia do mesmo filme para dia 23 próximo (domingo), às 21h15 na RTP1.

O Núcleo Coordenador do Grupo de Amigos da Gorongosa, aproveita esta oportunidade para publicamente agradecer à Catarina Furtado a sua presença nestes eventos, muito especialmente no nosso almoço onde irradiou simpatia a rodos, cativando os 150 participantes  que a aplaudiram calorosamente a quando da apresentação do filme. De louvar a sua pronta   disponibilidade em participar nas fotos de grupos e individuais, sempre com aquele sorriso alegre e genuíno que a celebrizou, dedicando a todos palavras de afecto!
  
BEM - HAJA Catarina!

Celestino Gonçalves
(Membro do NC do GAG)


- VER FOTOS DO ALMOÇO-CONVÍVIO  AQUI

- VER VÍDEO    AQUI
- VER "TRAILER" DO FILME AQUI OU SOBRE AS FOTOS





A aventura de Catarina na Gorongosa


A aventura de Catarina na Gorongosa

Domingo, às 21:15, na RTP1

Um especial sobre o magnífico Parque Nacional da Gorongosa com Catarina Furtado. 

Através deste documentário, Catarina Furtado irá mostrar-nos verdadeiro papel de um turista que visita o Parque Nacional da Gorongosa. Um turista que se diverte e aprende, mas que, ao mesmo tempo, está a contribuir para a conservação e a criação de emprego. O rendimento do turismo é a chave para fazer da Gorongosa, no futuro, um Parque Nacional autossustentável . O “Projeto de Restauração do Parque” visa desenvolver as atividades na área do ecoturismo, recuperar o ecossistema, estudar a complexa teia de vida da Gorongosa, e ajudar as comunidades mais próximas a sair da pobreza, prestando assistência aos camponeses, implementando programas educacionais e de cuidados de saúde.

Este trabalho é fruto de um convite dirigido a Catarina Furtado, pelo filantropo norte-americado Greg Carr, para fazer um documentário com a equipa responsável pelos melhores e mais premiados documentários do mundo sobre vida selvagem (National Geographic, Discovery, BBC, entre outros), entre eles o grande realizador Bob Poole.

Greg Carr tem aplicado grande parte do seu dinheiro na defesa e na promoção dos Direitos Humanos e dos animais. Numa das suas viagens apaixonou-se pelo Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, considerado, do ponto de vista ecológico, o parque mais diversificado do mundo. Mas os 16 anos de conflito armado fizeram desaparecer 95% da fauna bravia e milhares de animais foram mortos por diferentes razões. Gregg Carr tem um sonho e está torna-lo realidade: devolver ao Parque Nacional da Gorongosa a beleza dos tempos dourados melhorando as condições de vida das populações que vivem em seu redor.

A AVENTURA DE CATARINA NA GORONGOSA - Domingo, às 21h15, na RTP1 

Sem comentários:

Enviar um comentário